AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II


No Brasil e no mundo, torna-se cada vez maior a preocupação com o aumento crescente do consumo de energia elétrica [...]. Este fator deve-se a processos humanos tais como crescimento populacional global, globalização e desenvolvimento acelerado de tecnologias baseadas na utilização deste tipo de energia. No entanto, parte desta energia elétrica consumida é desperdiçada devido à falta de eficiência em sua utilização. No Brasil estima-se, segundo a “Empresa de Pesquisa Energética” [EPE-2007], que 44% da energia elétrica consumida pelo país, ocorrem no setor industrial e destes, 60% consumida por motores elétricos.

(Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2016.)

 

Um motor trifásico tipo rotor gaiola, tem potência útil de 2kW, entretanto, ele absorve da rede cerca de 2,5kW. Qual é a perda energética em (W)?


1kW.
1,5 kW.
0,4kW.
0,5kW.
0,1kW.

O tacogerador nada mais é do que um gerador DC de ímã permanente acoplado mecanicamente no eixo em que se deseja medir a velocidade. Embora seja mais utilizado para medir a velocidade angular em máquinas rotativas, existe outra função em circuitos de malhas fechadas:


Disponibilizar apenas em baixas rotações tensão para o circuito.
Abastecer um valor de tensão proporcional à velocidade de giro do motor, que é realimentado para um circuito de controle. Isso garante uma precisão do ajuste de velocidade.
Transformar energia térmica em energia elétrica.
Conceder tensão inversamente proporcional à velocidade do giro do motor.
Determinar indiretamente a velocidade de escoamento de fluidos incompressíveis mediante a medição de grandezas relacionadas à velocidade.

Um motor típico do tipo de indução possui um rotor em curto-circuito com defasamento indutivo de campo e possui uma estrutura simples. Sabe-se que motores de indução são máquinas constituídas de dois enrolamentos (Rotor e Estator).

Esses motores são capazes de desenvolver torques em:


Uma velocidade específica, ajustando o reostato do campo derivação.
Qualquer velocidade, porém abaixo da velocidade síncrona.
Qualquer velocidade, entretanto, precisa de ajustes no número de polos.
Qualquer velocidade, pode-se controlar a frequência.
 Acima da velocidade síncrona.

Os inversores de frequencia são conversores eletrônicos utilizados para o acionamento de motores de indução em aplicações de velocidade variável, como a tração elétrica. Considere as seguintes afirmativas a respeito dos inversores e classifique - as em verdadeiro (V) ou falso (F).

 

(    )  Os dispositivos eletrônicos mais utilizados na construção do módulo de potência dos inversores comerciais são os MOSFETS.

(    ) Para dimensionar um inversor de frequencia é necessário considerar os seguintes parâmetros principais: Tensão elétrica, Potência elétrica, Rendimento e o Tipo de aplicação.

(    ) Um inversor de frequencia controla a velocidade e torque (conjugado) de um motor AC, controlando a relação tensão-frequencia, com objetivo de variar a velocidade mantendo o torque do motor.

(    ) A modulação por largura de pulso (PWM) é o método mais comum para controlar a tensão de saída AC do inversor.

 

Assinale a alternativa correta.

 


F, V, F, V.
F, V, V, V.
F, F, V, V.
F, F, F, F.
V, V, F, F.

É um dispositivo, elétrico ou eletrônico, que converte uma forma de energia em outra forma de energia, para efeitos de medição e transferência de informação. A maioria dos transdutores é sensor ou atuador. Os transdutores podem ou não ter como componente um elemento sensor. Verifique o erro percentual em relação ao valor nominal de um transdutor que tem uma escala (resistência elétrica) 1kΩ a 5kΩ.

Obtendo um valor nominal = 3kΩ

O valor do transdutor = 2,1 kΩ


45%.
10%.
15%.
30%.
50%.

É um tipo de transdutor cujo sinal de saída é proporcional à posição de um núcleo magnético móvel. Das alternativas abaixo, qual representa o equipamento descrito na afirmação?


Potenciômetro.
Encoder absoluto.
Encoder incremental.
LVDT.
Encoder absoluto virtual.

No sensor por retrorreflexão, o emissor e o receptor estão montados no mesmo corpo. Um feixe de luz é estabelecido entre o emissor e o receptor por intermédio do refletor. Identifique a alternativa correta quanto à aplicação do sensor por retrorreflexão.

 


Controlar falhas de um processo, enviando comando para atuadores.
Detectar a variação do campo magnético resultante quando um objeto ferromagnético é aproximado.
Contar peças utilizando o corpo do objeto para reflexão do feixe de luz.
Regular tensão de alimentação, garantindo estabilidade na alimentação de outros elementos.
Identificar tipos de materiais (Ex. metal, papel, vidro, etc.).

Os sensores ópticos retroreflexivos possuem como principal caracteristica:

 

 

 


A utilização de sinais ultrassônicos com frequencias muito altas, sendo transmitido e refletido em forma de cones.
A detecção do objeto por reflexão difusa, utilizando o próprio corpo do objeto para refletir o feixe emitido.
A utilização de refletores (espelhos), em que o sensor possui o emissor e receptor em um mesmo dispositivo.
A detecção por proximidade sem contato, em que o sensor produz um campo elétrico que é variável com a presença do objeto.
A utilização de dois sensores, montados em dispositivos separados, um transmissor e outro receptor, detectando um objetivo através de uma barreira de luz.

Os Sistemas Elétricos de Distribuição (SED) têm como função transportar, com confiabilidade adequada, a energia do sistema de transmissão até os consumidores individuais de energia elétrica. Por confiabilidade adequada, entende-se a habilidade do sistema de distribuição desempenhar sua função sob condições definidas, por um período de tempo definido, sendo consideradas as probabilidades de falha de seus componentes.

(Disponível em:. Acesso em: 09 ago. 2016.)

 Utilizando o método da capacidade de condução de corrente, verificar o valor em Ampères (A) consumido pelo equipamento bifásico, sabendo que a potência do equipamento é 15 kW, Fp= 92% e Rendimento =85%, tensão de linha de 220V.


94 A.
87 A.
72 A.
97 A.
77 A.

Os materiais condutores mais utilizados na fabricação de fios e cabos são: alumínio e cobre. O primeiro tem seu uso em aplicações mais específicas. O mais utilizado é o cobre por ter a melhor relação custo-benefício.

Os fios e cabos têm sua principal função como condutores de eletricidade, protegidos em eletrodutos, destinados à distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização e campainha. Em instalações fixas, embutidas ou aparentes.

(Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2016.)

Verifique as assertivas:

I) Executar as emendas e derivações dos condutores de modo que assegurem resistência mecânica adequada e contato elétrico perfeito e permanente.

II) Executar a passagem dos cabos somente após estarem concluídos: revestimentos de paredes, tetos e pisos.


A assertiva I está correta, entretanto, na assertiva II a passagem de cabos pode ser executada antes dos revestimentos.
A assertiva II está correta, entretanto, na assertiva I, as emendas não podem ser feitas em nenhum momento.
Todas as assertivas estão equivocadas.
As assertivas I e II estão corretas.
A assertiva II está correta, entretanto, na assertiva I, as emendas devem ser feitas com condutores que oferecem mais resistência Ôhmica. 
Páginas: 123456